O trânsito do Distrito Federal deve passar por uma nova etapa de modernização. O Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) prepara para janeiro de 2026 a abertura de uma licitação destinada à compra de semáforos inteligentes, equipados com câmeras e sistemas de controle em tempo real. A proposta é aumentar a segurança viária e tornar o fluxo de veículos mais eficiente dentro das cidades.
Atualmente, o DF possui 470 cruzamentos semaforizados, somando cerca de 1.950 semáforos. Embora esses equipamentos tenham passado por uma atualização em 2022, ainda não contam com monitoramento instantâneo. Hoje, falhas e panes costumam ser identificadas por meio de imagens da Secretaria de Segurança Pública, por equipes que atuam nas ruas ou por chamados feitos pela população à central de atendimento do Detran, que funciona 24 horas.
Com a nova tecnologia, o Detran espera reduzir significativamente o tempo de resposta a problemas técnicos. A central de controle passará a acompanhar o funcionamento dos semáforos em tempo real, permitindo ações mais rápidas sempre que houver falhas.
De acordo com a autarquia, os novos sistemas também permitirão que os sinais sejam adaptativos, ajustando automaticamente o tempo de abertura e fechamento conforme a quantidade de veículos em cada via. Essa inteligência no controle do tráfego deve contribuir para a diminuição de congestionamentos, economia de tempo para motoristas, redução de custos operacionais e menor emissão de poluentes.
Processo de licitação
A modernização do parque semafórico vem sendo discutida há algum tempo pelo Detran-DF. O lançamento do edital chegou a ser previsto para datas anteriores, mas ajustes técnicos e questionamentos levaram o órgão a aprofundar o diálogo com o Ministério Público e os Tribunais de Contas, garantindo que todo o processo ocorra de forma transparente e dentro das normas legais.
A licitação prevê não apenas a troca dos semáforos visíveis, mas também a substituição dos controladores atuais, que operam há cerca de duas décadas. Os novos dispositivos terão recursos como GPS, conexão com rede 4G e integração direta com a central de monitoramento.
Em caso de falha, o sistema enviará alertas automáticos para a equipe de engenharia de trânsito, que poderá acionar rapidamente técnicos e agentes para controlar o tráfego até a resolução do problema.
Além disso, parte da infraestrutura subterrânea será totalmente refeita, incluindo novo cabeamento, o que deve reduzir de forma expressiva a ocorrência de panes. Cruzamentos estratégicos também contarão com nobreaks e câmeras, possibilitando que alguns pontos operem com controle totalmente dinâmico, abrindo e fechando os sinais conforme a demanda de veículos.

