VideoGameShow 2025 chega ao Taguatinga Shopping de 10 a 12 de outubro com 8 mil m² dedicados à cultura gamer e geek, trazendo concursos e desfiles de cosplay, atrações inéditas e experiências imersivas para o público
De simples hobby no século XX a um segmento econômico consolidado na atualidade, o cosplay ganha cada vez mais relevância no Brasil. Em 2021, o mercado geek movimentou cerca de US$ 300 bilhões no mundo, segundo levantamento da Brandar Consulting. O Brasil, sozinho, respondeu por US$ 5,9 bilhões em 2022, ocupando a oitava posição no ranking global de faturamento do setor, de acordo com a Global Licensing Industry Study.
O cosplay nasceu como uma atividade amadora. Os primeiros registros datam da Worldcon de 1939, quando fãs apareceram em trajes inspirados em ficção científica. O termo “cosplay” só foi cunhado em 1984 pelo jornalista japonês Nobuyuki Takahashi para definir o costume play visto em convenções nos Estados Unidos (Britannica, Palos Publishing). A partir do final dos anos 1990, com a internet e as redes sociais, a prática se transformou em expressão cultural e mercado criativo, movimentando milhares de profissionais e empresas no mundo inteiro — um negócio de bilhões.
Há seis edições, o VideoGameShow (VGS) traz essa cultura para o palco principal e se consolida como um dos maiores eventos do segmento no Brasil. A edição de 2025, que acontece de 10 a 12 de outubro no Taguatinga Shopping, terá 8 mil m² dedicados à cultura gamer e geek, incluindo concursos e desfiles de cosplay, campeonatos de eSports com premiações em dinheiro, áreas temáticas, experiências interativas e atrações inéditas.
“O cosplay é muito mais do que uma simples fantasia: é expressão cultural, criatividade, empreendedorismo e, hoje, um importante vetor econômico para o mercado geek. No VGS 2025, queremos valorizar essa cena e dar visibilidade ao talento dos cosplayers brasileiros”, destaca o organizador do evento, Frederico César.
Segundo a gerente de marketing do Taguatinga Shopping, Mayce Tranquillini, o evento está alinhado com o perfil do público. “Receber o VideoGameShow 2025 reforça nosso compromisso de estarmos sempre conectados com a cultura e com os desejos do nosso público. Ano após ano, buscamos trazer experiências que encantem, surpreendam e façam do TGS um espaço de encontro para os apaixonados pelo universo geek e gamer”, afirma.
Etapas do concurso
O Concurso Cosplay VGS 2025 contará com três etapas:
Pré-seleção online – envio de fotos e descrição do personagem para avaliação da comissão julgadora;
Apresentação no palco principal – desfile e performance dos selecionados para o público;
Premiação – anúncio dos vencedores no último dia do evento, com prêmios em dinheiro e brindes exclusivos.
As inscrições para o concurso e demais atividades do VGS 2025 estão abertas até 21 de setembro no site oficial do evento.
Premiação
Neste ano, além dos prêmios em dinheiro, no valor total de R$ 10 mil distribuídos entre desfiles e concursos, os vencedores terão direito a tatuagens oferecidas pelo Studio Vila Tattoo:
Cosplay – sexta, sábado e domingo
1º lugar: tatuagem de até R$ 850,00 no estúdio
2º e 3º lugares: voucher de 50% de desconto em flash tattoo durante o evento
Melhor Geral (Grand Winner): projeto completo de um braço, até R$ 9.000
Demais vencedores “Melhor Cosplayer”: tatuagem de até R$ 850,00 no estúdio
Atrações inéditas
O VideoGameShow 2025 contará com a presença de renomados dubladores brasileiros, como Feh Dantas (Feh Dubs), que se destacou recentemente com personagens como Shijima Mei em Hanako-kun, Ururu Fleur em The Wrong Way to Use Healing Magic e Sol em O Incrível Circo Digital.
Úrsula Bezerra, conhecida como a voz de Naruto Uzumaki e Goku criança, premiada com o Yamato — considerado o “Oscar da dublagem” — por seu trabalho em Naruto, também participará. Vyni Takahashi, voz oficial de Cameron Boyce, de Dudu em Turma da Mônica, do Batman em Gotham e do Luffy no live-action de One Piece, estará no evento.
Outros nomes como Kumode, Persy, Charles, Manolo, Mariana Torres, Ovirtuu e Gaby Milani participarão de painéis, bate-papos e sessões de interação com o público na área VIP.

