Com a reabertura oficial, o Distrito Federal volta a abrigar o circuito mais longo do país: 5.384 metros de extensão, superando inclusive o tradicional Autódromo de Interlagos, em São Paulo, palco fixo do GP Brasil de Fórmula 1 desde 1990.
Um retorno histórico
A ligação de Brasília com o automobilismo não é recente. Em 1960, ano da inauguração da nova capital, o Eixão Sul recebeu uma corrida que ficou marcada como o GP Juscelino Kubitschek. Pouco depois, vieram provas de rua como os clássicos 500 km de Brasília, até que surgiu o projeto de um autódromo próprio.
O complexo foi idealizado no fim dos anos 1960 pelo DER-DF, com coordenação de Cláudio Starling e projeto do engenheiro Samuel Dias. A inspiração veio de conversas com dirigentes internacionais durante etapas da Fórmula 1 na Argentina, que ajudaram a definir o conceito de um circuito moderno e de padrão global.
O resultado foi uma pista extensa, veloz e ousada para a época — e que permanece atual mesmo décadas depois.
O maior traçado do país
O circuito brasiliense possui:
- 5.384 metros,
- 16 curvas,
- seis possíveis variações de traçado,
- duas entradas de boxes,
- três retas principais, sendo a maior com 803 metros,
- largura entre 14 e 15 metros, ideal para ultrapassagens.
Em comparação, a pista do Autódromo de Interlagos tem cerca de 1 km a menos. O extinto Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, também ficava atrás, com pouco mais de 5 km.
A reforma preservou o desenho original, mas introduziu novas possibilidades, como chicane adicional e ajustes em curvas estratégicas. A curva 1, por exemplo, possui inclinação de 5°, permitindo altíssimas velocidades.
Investimento e modernização
Depois de quase 12 anos fechado, o espaço passou por uma ampla recuperação.
O Governo do Distrito Federal investiu R$ 60 milhões na fase inicial, garantindo adequações exigidas por órgãos internacionais.
A infraestrutura agora conta com:
- 13 áreas de escape,
- 10 mil metros de guard rails,
- 90 mil pneus de proteção,
- 40 mil m² de áreas de brita,
- 15 mil m² de paddock,
- 3,5 mil metros de zebra,
- e espaço projetado para mais de 40 boxes fixos na segunda etapa da obra.
O BRB assumiu a gestão do espaço em 2022, com concessão de 30 anos.
Fases futuras incluem a construção do kartódromo, centro médico e a implantação de um Museu do Automobilismo, além de empreendimentos comerciais voltados ao esporte.
Um autódromo único no mundo
Além da pista ser a mais longa em operação no Brasil, o circuito candango tem características raras:
- Visão praticamente total da pista a partir das arquibancadas,
- Localização central, cercado por hotéis, shoppings e transporte público, algo incomum em grandes capitais com autódromos.
Reinauguração e programação oficial
A retomada das atividades está marcada para 30 de novembro, com a penúltima etapa da Stock Car 2025 e show do cantor Bell Marques.
Antes disso, a agenda prevê:
- 27/11: desfile de carros pelas ruas de Brasília;
- 28/11: visitação de estudantes da rede pública;
- 29/11: treinos e corrida sprint.
Todos os ingressos serão gratuitos e distribuídos pelo BRB.
Para facilitar o acesso do público, o GDF estenderá o programa Vai de Graça — que libera tarifa de ônibus e metrô — também para o sábado, dia 29.

