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Autódromo de Brasília volta à ativa e retoma título de maior pista de automobilismo em funcionamento no Brasil

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Com a reabertura oficial, o Distrito Federal volta a abrigar o circuito mais longo do país: 5.384 metros de extensão, superando inclusive o tradicional Autódromo de Interlagos, em São Paulo, palco fixo do GP Brasil de Fórmula 1 desde 1990.

Um retorno histórico

A ligação de Brasília com o automobilismo não é recente. Em 1960, ano da inauguração da nova capital, o Eixão Sul recebeu uma corrida que ficou marcada como o GP Juscelino Kubitschek. Pouco depois, vieram provas de rua como os clássicos 500 km de Brasília, até que surgiu o projeto de um autódromo próprio.

O complexo foi idealizado no fim dos anos 1960 pelo DER-DF, com coordenação de Cláudio Starling e projeto do engenheiro Samuel Dias. A inspiração veio de conversas com dirigentes internacionais durante etapas da Fórmula 1 na Argentina, que ajudaram a definir o conceito de um circuito moderno e de padrão global.

O resultado foi uma pista extensa, veloz e ousada para a época — e que permanece atual mesmo décadas depois.


O maior traçado do país

O circuito brasiliense possui:

  • 5.384 metros,
  • 16 curvas,
  • seis possíveis variações de traçado,
  • duas entradas de boxes,
  • três retas principais, sendo a maior com 803 metros,
  • largura entre 14 e 15 metros, ideal para ultrapassagens.

Em comparação, a pista do Autódromo de Interlagos tem cerca de 1 km a menos. O extinto Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, também ficava atrás, com pouco mais de 5 km.

A reforma preservou o desenho original, mas introduziu novas possibilidades, como chicane adicional e ajustes em curvas estratégicas. A curva 1, por exemplo, possui inclinação de , permitindo altíssimas velocidades.


Investimento e modernização

Depois de quase 12 anos fechado, o espaço passou por uma ampla recuperação.
O Governo do Distrito Federal investiu R$ 60 milhões na fase inicial, garantindo adequações exigidas por órgãos internacionais.

A infraestrutura agora conta com:

  • 13 áreas de escape,
  • 10 mil metros de guard rails,
  • 90 mil pneus de proteção,
  • 40 mil m² de áreas de brita,
  • 15 mil m² de paddock,
  • 3,5 mil metros de zebra,
  • e espaço projetado para mais de 40 boxes fixos na segunda etapa da obra.

O BRB assumiu a gestão do espaço em 2022, com concessão de 30 anos.

Fases futuras incluem a construção do kartódromocentro médico e a implantação de um Museu do Automobilismo, além de empreendimentos comerciais voltados ao esporte.


Um autódromo único no mundo

Além da pista ser a mais longa em operação no Brasil, o circuito candango tem características raras:

  • Visão praticamente total da pista a partir das arquibancadas,
  • Localização central, cercado por hotéis, shoppings e transporte público, algo incomum em grandes capitais com autódromos.

Reinauguração e programação oficial

A retomada das atividades está marcada para 30 de novembro, com a penúltima etapa da Stock Car 2025 e show do cantor Bell Marques.

Antes disso, a agenda prevê:

  • 27/11: desfile de carros pelas ruas de Brasília;
  • 28/11: visitação de estudantes da rede pública;
  • 29/11: treinos e corrida sprint.

Todos os ingressos serão gratuitos e distribuídos pelo BRB.

Para facilitar o acesso do público, o GDF estenderá o programa Vai de Graça — que libera tarifa de ônibus e metrô — também para o sábado, dia 29.

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