Espetáculo será apresentado até 23 de outubro em escolas públicas de quatro cidades do DF
O coletivo brasiliense Nutra Teatro coloca o espetáculo Le Porpusa como destaque de sua temporada que celebra 19 anos de trajetória. A montagem vai ser apresentada em escolas públicas do Distrito Federal, CEM 804 do Recanto das Emas, Escola Técnica de Ceilândia e Escola 26 de Setembro (Taguatinga), até 23 de outubro.
As apresentações fazem parte do projeto Manutenção de Grupos, realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), voltado à valorização e continuidade de coletivos artísticos.
Dirigido por Ricardo Puccetti, do Lume Teatro (SP), Le Porpusa explora a palhaçaria como linguagem poética e corporal, combinando humor, ritmo e improviso. “Esse trabalho é fruto de um mergulho profundo no universo do palhaço e nas nossas próprias trajetórias como artistas e pesquisadores da cena”, explica Paula Sallas, atriz do grupo.
Antes de Le Porpusa, o Nutra circulou o solo de palhaço Solo lo, de João Porto, em três escolas públicas do DF, aproximando a arte teatral de jovens estudantes. O projeto também contempla 15 textos reflexivos publicados no site do grupo, cinco lives com artistas parceiros e o lançamento de um e-book sobre a trajetória do Nutra, além de intervenções de palhaçaria, palestras em escolas de ensino médio e demonstrações de trabalho em universidades.
O circuito comemorativo se encerra em 17 de novembro com o espetáculo Canoa de Encanto, no Galpão do Riso, fechando quase duas décadas de pesquisa e experimentação teatral do grupo.
“Nosso propósito sempre foi ir onde o público está, seja nas ruas, nas escolas ou nos lares de idosos. O FAC nos permitiu retomar essa essência e continuar oferecendo arte como experiência viva e acessível”, destaca João Porto Dias, ator do grupo.
Serviço
Espetáculo: Le Porpusa
Data: 22 de outubro, 16h (quarta)
Local: Escola Técnica de Ceilândia
Data:23 de outubro, 16h (quinta)
Local: Escola 26 de Setembro (Taguatinga)
Encerramento: Canoa de Encantos
Data: 17 de novembro, 20h (segunda)
Local: Espaço Galpão do Riso

