Durante o mês de outubro, unidades básicas de saúde (UBSs) do Distrito Federal intensificam as atividades voltadas para o cuidado e a prevenção do câncer de mama. As ações fazem parte da campanha Outubro Rosa, que busca conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce.
As atividades incluem palestras educativas sobre hábitos saudáveis, prevenção de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, além de serviços voltados à saúde feminina — como marcação de exames preventivos e de mamografia. Em algumas unidades, também está sendo feita a inserção do dispositivo intrauterino (DIU).
Na UBS 5 de Samambaia, o ambiente ganhou tons de rosa para celebrar a campanha. A unidade oferece palestras com profissionais de saúde, orientações sobre alimentação equilibrada, incentivo à prática de atividades físicas e informações sobre prevenção do câncer e outras doenças.
Já na UBS 2 do Gama, as ações tiveram início na última sexta-feira (17), com oferta de coleta de exames citopatológicos, pedidos de mamografia, aplicação de DIU, testagem de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além de momentos de autocuidado e acolhimento com a equipe multiprofissional.
De acordo com Luciana Bernardes, gerente da unidade, as atividades continuam ao longo do mês. “Basta procurar a equipe de referência da UBS 2 do Gama para receber orientações e fazer o agendamento dos serviços”, explica.
Acesso à mamografia
As unidades básicas são o primeiro ponto de contato para quem deseja realizar exames preventivos. Após avaliação médica, o encaminhamento para mamografia é feito por meio do sistema de regulação da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF). Esse exame é essencial para identificar precocemente casos de câncer de mama.
Em 2025, a SES-DF registrou um aumento de 21,8% na realização de mamografias, totalizando cerca de 13 mil exames realizados na rede pública.
Mutirão de reconstrução mamária
Como parte das ações do Outubro Rosa, o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) promove o 10º mutirão de reconstrução de mamas, destinado a mulheres que passaram por mastectomia. O atendimento segue até o próximo sábado (25) e conta com uma equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais da saúde.
A iniciativa reforça o compromisso da rede pública do DF em oferecer cuidado integral às mulheres, desde a prevenção até o acompanhamento e reabilitação após o tratamento do câncer de mama.

