Na madrugada desta sexta-feira (3), uma operação integrada percorreu bares e distribuidoras de bebidas em Ceilândia e Vicente Pires, com o objetivo de combater a comercialização de produtos falsificados e garantir condições adequadas de funcionamento dos estabelecimentos.
A ação resultou na apreensão de 19 litros de bebidas clandestinas, além de cigarros eletrônicos e essências de vape. Ao todo, 25 endereços foram vistoriados e três bares acabaram interditados por falta de higiene e presença de insetos.
A força-tarefa reuniu equipes da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, da Polícia Militar e do DF Legal, que atuaram em conjunto para verificar tanto a qualidade das bebidas comercializadas quanto a situação estrutural dos locais.
Segundo a diretora da Vigilância Sanitária, Márcia Olivé, a prioridade é proteger a saúde da população. “Nosso trabalho é identificar produtos impróprios para o consumo, seja por estarem vencidos ou apresentarem sinais de adulteração”, explicou.
Para muitos empresários, a fiscalização também representa uma oportunidade de reforçar a confiança dos clientes. Paulo Ferreira, dono de um bar em Vicente Pires, afirmou que disponibiliza as notas fiscais dos produtos à clientela. “É uma forma de mostrar transparência e segurança para quem frequenta o nosso espaço”, disse. O estabelecimento dele não apresentou irregularidades durante a vistoria.
As inspeções foram motivadas por denúncias e pelo aumento de casos no país envolvendo suspeita de intoxicação por metanol, substância altamente tóxica encontrada em bebidas adulteradas. O GDF informou que as fiscalizações continuarão em outras regiões do Distrito Federal nos próximos dias.
De acordo com o auditor da Vigilância Sanitária, Allex Moares, as operações analisam desde o licenciamento e uso do espaço até a conformidade dos produtos com as normas de segurança. “O objetivo é garantir que o consumidor tenha acesso a itens confiáveis e dentro da legalidade”, destacou.
Somente em 2025, a Secretaria de Saúde já vistoriou mais de 1,6 mil estabelecimentos, incluindo bares, restaurantes e distribuidoras, resultando em 161 autuações e na apreensão de quase 900 litros de bebidas irregulares.

