Com investimento de R$ 160 milhões, a reestruturação da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) está avançando em várias frentes e promete transformar a mobilidade na região central do Distrito Federal. O projeto prevê a criação de um corredor viário moderno, com pistas exclusivas para ônibus e viadutos que vão melhorar a fluidez do tráfego entre a EPTG e o Plano Piloto.
Viadutos e corredores exclusivos em fase de finalização
Nos próximos dias, um dos novos viadutos do trecho 1 — que liga a EPTG à Epig — será liberado ao tráfego. A obra permitirá a integração do corredor exclusivo de ônibus com a Estrada Setor Policial Militar (ESPM). Já no trecho 2, que conecta a região da Octogonal ao Parque da Cidade, o viaduto está pronto e as equipes trabalham na pavimentação para concluir a conexão entre os bairros.
Essa divisão por trechos ajuda a organizar a execução das melhorias. O primeiro trecho vai da junção da EPTG com a Epig até a entrada do Sudoeste. O segundo começa entre a Octogonal e o Sudoeste e vai até a altura do Parque da Cidade, passando pela sede da Polícia Civil.
Mobilidade urbana em foco
De acordo com o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, a prioridade da intervenção é beneficiar os usuários do transporte público. O corredor exclusivo de ônibus vai partir do Sol Nascente e Hélio Prates, passando pela EPTG e chegando até o Terminal da Asa Sul e o Eixo Monumental. A expectativa é de reduzir o tempo de viagem em até 25 minutos, beneficiando cerca de 30 mil passageiros diariamente.
O novo traçado da Epig substituirá semáforos por viadutos e passagens subterrâneas para pedestres, melhorando a fluidez no trânsito e ampliando a segurança para quem anda a pé ou de bicicleta.
Estrutura moderna e funcional
O primeiro viaduto contará com quatro faixas: três para veículos de passeio e uma para ônibus. Abaixo dele, haverá duas faixas exclusivas para o BRT. O sistema permitirá que os ônibus circulem sem interrupções, com integração próxima à passarela da Octogonal, atendendo também ciclistas e pedestres.
Além disso, uma grande rotatória foi construída a pedido do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para preservar a integração entre os diferentes modais e manter a harmonia urbana na área entre a Octogonal e o Sudoeste.
Dois novos viadutos e alças viárias também estão sendo implementados para facilitar o acesso entre os bairros e o centro da cidade.
Impacto positivo para a população
Fernando Fialho, motorista de ônibus com mais de 30 anos de experiência, reconhece que as obras causam transtornos temporários, mas acredita nos benefícios a longo prazo. “Essas mudanças são essenciais, pois a cidade cresce e a demanda por transporte eficiente só aumenta”, comenta.
A estudante Kailane Souza, moradora de Samambaia, também aprovou a iniciativa. Para ela, as faixas exclusivas para ônibus farão diferença no dia a dia. “No fim do expediente, o trânsito é pesado. Com esses corredores, o retorno para casa vai ser mais rápido”, afirma.
As melhorias na Epig refletem o compromisso do Governo do Distrito Federal em modernizar a mobilidade urbana, proporcionando um transporte coletivo mais ágil, seguro e acessível para todos.

